![Estratégia de inovação para Portugal já tem linhas orientadoras até 2030](/assets/img/blank.png)
Uma resolução do Conselho de Ministros publicada, esta quinta-feira, em Diário da Republica, define os procedimentos em que assenta a estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal 2018-2030.
O objetivo é “dinamizar a inovação e a adoção de tecnologia pelas empresas e pela sociedade em geral, reforçando a promoção da cultura científica e tecnológica, os instrumentos de internacionalização do conhecimento, o aumento de emprego científico para jovens doutorados e a estabilidade do financiamento das instituições científicas e tecnológicas”, refere o documento.
A estratégia define um plano nacional com vista a gerar maior competitividade da economia portuguesa, nomeadamente através do aumento da despesa privada em Investigação e Desenvolvimento (I&D), da valorização do emprego qualificado e científico e da intensificação da colaboração entre empresas e infraestruturas científicas e tecnológicas.
Pretende-se também incentivar a aplicação dos resultados de atividades de I&D em novos produtos e processos, da promoção do empreendedorismo de base tecnológica e reforço de incentivos e ainda da participação de empresas e redes em dinâmicas internacionais de forma a assegurar a disseminação dos resultados científicos e empresariais.
A resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2018 determina que será a Agência Nacional de Inovação “a prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030, sem prejuízo das competências próprias de outros organismos”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários