Uma resolução do Conselho de Ministros publicada, esta quinta-feira, em Diário da Republica, define os procedimentos em que assenta a estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal 2018-2030.

O objetivo é “dinamizar a inovação e a adoção de tecnologia pelas empresas e pela sociedade em geral, reforçando a promoção da cultura científica e tecnológica, os instrumentos de internacionalização do conhecimento, o aumento de emprego científico para jovens doutorados e a estabilidade do financiamento das instituições científicas e tecnológicas”, refere o documento.

Governo avança com nova estratégia de inovação para Portugal
Governo avança com nova estratégia de inovação para Portugal
Ver artigo

A estratégia define um plano nacional com vista a gerar maior competitividade da economia portuguesa, nomeadamente através do aumento da despesa privada em Investigação e Desenvolvimento (I&D), da valorização do emprego qualificado e científico e da intensificação da colaboração entre empresas e infraestruturas científicas e tecnológicas.

I&D, economia e qualificação: as três áreas que preparam Portugal para 2030
I&D, economia e qualificação: as três áreas que preparam Portugal para 2030
Ver artigo

Pretende-se também incentivar a aplicação dos resultados de atividades de I&D em novos produtos e processos, da promoção do empreendedorismo de base tecnológica e reforço de incentivos e ainda da participação de empresas e redes em dinâmicas internacionais de forma a assegurar a disseminação dos resultados científicos e empresariais.

A resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2018 determina que será a Agência Nacional de Inovação “a prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030, sem prejuízo das competências próprias de outros organismos”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.