Um relatório da Counterpoint Research revela que a Índia se tornou no segundo maior mercado de smartphones a nível mundial, ultrapassando os Estados Unidos. Ao todo, em 2019, a Índia recebeu 158 milhões de dispositivos, registando um crescimento na ordem dos 7% relativamente a 2018.

De acordo com os analistas da Counterpoint, o crescimento deve-se à forte aposta de fabricantes chinesas como a Xiaomi, a Vivo, a Oppo e a Realme no país, as quais optaram por uma estratégia “agressiva” de marketing online. A introdução de equipamentos mais “em conta” com funcionalidades semelhantes às de dispositivos mais caros fez aumentar exponencialmente a procura por smartphones no mercado indiano.

Nos últimos três meses de 2019, a Vivo conseguiu ultrapassar a Samsung, passando a ocupar o segundo lugar do “pódio” das marcas que mais smartphones enviam para o mercado indiano. A fabricante chinesa foi a que mais cresceu durante este período, registando um crescimento de 132% em relação ao quatro trimestre de 2018.

Quota de mercado das cinco maiores fabricantes na Índia no quarto trimestre de 2018 e 2019
créditos: Counterpoint Research
Samsung perde terreno no mercado indiano de smartphones. Realme explode
Samsung perde terreno no mercado indiano de smartphones. Realme explode
Ver artigo

Na lista das fabricantes que mais cresceram no mercado indiano segue-se a Oppo, com um aumento de 96% relativamente aos últimos três meses de 2018, e a Realme, com 15%. Os analistas da Counterpoint notam que, embora a Apple não seja uma das maiores marcas de smartphones na Índia, a empresa cresceu significativamente no quarto trimestre de 2019, devido às múltiplas reduções do preço do iPhone XR, o qual passou a ser fabricado no país.

Já no que toca ao desempenho em 2019, a Xiaomi continua a dominar o mercado indiano, detendo 27% da sua totalidade. Embora esteja em segundo lugar, com 21%, a Samsung perdeu 5% da sua quota de mercado. A tendência de declínio da fabricante sul-coreana já tinha sido posta em evidência pela IDC relativamente ao terceiro trimestre do ano passado. Na altura, a marca apresentava perdas de 8,5%.

Quota de mercado das maiores fabricantes de smartphones na Índia em 2018 e 2019

A Vivo passou a contar com 16% do mercado de smartphones indiano, ocupando a terceira posição no ranking. Já a Realme é a quarta maior marca de smartphones na Índia. Apesar de ter sido fundada em maio de 2018, a fabricante registou um crescimento exponencial em 2019, rondando os 255%.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.