Um relatório da Counterpoint Research revela que a Índia se tornou no segundo maior mercado de smartphones a nível mundial, ultrapassando os Estados Unidos. Ao todo, em 2019, a Índia recebeu 158 milhões de dispositivos, registando um crescimento na ordem dos 7% relativamente a 2018.
De acordo com os analistas da Counterpoint, o crescimento deve-se à forte aposta de fabricantes chinesas como a Xiaomi, a Vivo, a Oppo e a Realme no país, as quais optaram por uma estratégia “agressiva” de marketing online. A introdução de equipamentos mais “em conta” com funcionalidades semelhantes às de dispositivos mais caros fez aumentar exponencialmente a procura por smartphones no mercado indiano.
Nos últimos três meses de 2019, a Vivo conseguiu ultrapassar a Samsung, passando a ocupar o segundo lugar do “pódio” das marcas que mais smartphones enviam para o mercado indiano. A fabricante chinesa foi a que mais cresceu durante este período, registando um crescimento de 132% em relação ao quatro trimestre de 2018.
Na lista das fabricantes que mais cresceram no mercado indiano segue-se a Oppo, com um aumento de 96% relativamente aos últimos três meses de 2018, e a Realme, com 15%. Os analistas da Counterpoint notam que, embora a Apple não seja uma das maiores marcas de smartphones na Índia, a empresa cresceu significativamente no quarto trimestre de 2019, devido às múltiplas reduções do preço do iPhone XR, o qual passou a ser fabricado no país.
Já no que toca ao desempenho em 2019, a Xiaomi continua a dominar o mercado indiano, detendo 27% da sua totalidade. Embora esteja em segundo lugar, com 21%, a Samsung perdeu 5% da sua quota de mercado. A tendência de declínio da fabricante sul-coreana já tinha sido posta em evidência pela IDC relativamente ao terceiro trimestre do ano passado. Na altura, a marca apresentava perdas de 8,5%.
A Vivo passou a contar com 16% do mercado de smartphones indiano, ocupando a terceira posição no ranking. Já a Realme é a quarta maior marca de smartphones na Índia. Apesar de ter sido fundada em maio de 2018, a fabricante registou um crescimento exponencial em 2019, rondando os 255%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários