(Atualizada) A Comissão Europeia está a investigar a Microsoft na sequência polémica sobre a colocação deliberada de entraves à compatibilidade de browsers de terceiros com o próximo sistema operativo da empresa. O TeK já tinha adiantado a informação de que o executivo de Bruxelas estaria a reavaliar os compromissos assumidos em 2009, com o Windows 7, mas agora há mais pormenores sobre o processo, envolvendo a próxima versão do sistema operativo que vai ser lançada a 26 de Outubro.

Segundo avança a Reuters, a investigação foi iniciada depois de várias empresas concorrentes se terem queixado de práticas anticoncorrenciais por parte da gigante de Redmond, que acusam de estar a criar obstáculos à utilização de navegadores da concorrência no Windows 8.

A medida destina-se a averiguar se a Microsoft está a cumprir com o acordo assinado com as autoridades europeias há alguns anos, mediante o qual se comprometeu a respeitar a livre concorrência dos browsers.

O regular europeu quer clarificar se o Windows 8 dá aos utilizadores a opção de instalar navegadores de terceiros e perceber qual o nível de abertura que a Microsoft terá deixado nos interfaces de programação (APIs) para outros browsers, disse à agência fonte da CE.

Embora a referida fonte não tenha nomeado as autoras das queixas, é lógico pensar que a Mozilla e a Google estarão entre elas, depois de as empresas terem vindo publicamente acusar a Microsoft de restringir a utilização dos browsers das concorrentes na versão para tablets do seu próximo sistema operativo.

As denúncias foram feitas em março, com a Mozilla a dizer que embora o Windows RT suporte outros navegadores que não Internet Explorer, não vai permitir que estes façam pleno uso das suas funcionalidades, prejudicando o seu desempenho ao nível da "velocidade, estabilidade e segurança". A Google afirmou que partilhava "as preocupações manifestadas pela Mozilla em relação às restrições colocadas pelo ambiente Windows 8 em relação à inovação e livre escolha dos utilizadores".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.