Neste Natal, as vendas de comércio electrónico a retalho na Europa deverão
bater todos os recordes, representando no total um montante de 7,6 mil
milhões de euros, uma subida de 86 por cento em comparação com o mesmo
período do ano passado, refere um novo estudo da empresa de análise de
mercados Forrester.

Em Dezembro de 2002 e pela primeira vez, a soma originária das vendas
online no Reino Unido irá ultrapassar a barreira dos mil milhões de
libras (1,57 mil milhões de euros). Os analistas da Forrester estimam ainda
que as vendas efectuadas em sites da Web irão subir para os 20 mil milhões de
euros em toda a Europa, contando a Alemanha por si própria com cinco mil
milhões. Em contraste, as previsões da empresa apontam para que as vendas
online de retalho durante a época natalícia atinjam os 9,5 mil milhões de
euros.

No Natal passado, os europeus gastaram mais de quatro mil milhões de euros em
compras online, mas à medida que mais consumidores forem comprando
mais através da Web, a Forrester prevê que o valor das aquisições ascenda aos
7,6 mil milhões de dólares. Por outro lado, os cerca de 15 milhões de
consumidores no Reino Unido que costumam efectuar compras online irão
despender 2,6 mil milhões de euros através da Web nesta época, sendo que
desta quantia, 1,7 mil milhões serão gastos só no próprio mês de Dezembro.

O estudo da Forrester aponta ainda para que este ano a Internet na Europa
atinja a sua verdadeira maturidade como canal de retalho, dado que apenas
ficará atrás dos Estados Unidos por 1,8 mil milhões de euros. No total, a
percentagem de adultos europeus que fazem compras online subiu de 14
por cento em 2001 para 19 por cento em 2002. Ao mesmo tempo, a quantia média
anual gasta pelo europeu médio que efectua compras na Web aumentou 40 por
cento, de 374 para 527 euros.

Apesar de ultrapassar o Reino Unido no número de consumidores online,
possuindo cerca de 18 milhões, o valor das vendas efectuado na Alemanha não
reflecte directamente esta realidade, dado que os alemães passam
menos 30 por cento do tempo online do que os britânicos. Em
alternativa, muitos alemães preferem pesquisar por produtos online e
adquiri-los nas lojas, levando a que, segundo a Forrester, se possa dizer que
mais de cinco mil milhões das compras efectuadas no comércio tradicional
sejam influenciadas pela utilização da Net.

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