A nível global o crescimento da Exclusive Networks foi recorde em 2022, com um aumento de 38% em vendas líquidas e 4,5 mil milhões de euros em vendas líquidas, sendo a EMEA responsável por 79% deste volume de negócio. Apesar de não poder divulgar dados para Portugal, Elizabeth Alves, sales director para o mercado português, partilhou hoje com jornalistas expectativas positivas num ano que é desafiante mas em que a empresa pretende lançar a plataforma X-OD.

A aposta crescente das empresas na cibersegurança é um dos elementos destacados por Elizabeth Alves, que refere que o crescimento das receitas da Exclusive Networks foi também potenciado pelo aumento da rede de parceiros, a expansão para novas geografias, introdução de soluções de novos fabricantes e o desenvolvimento de novos serviços.

A plataforma X-OD é uma das apostas para fazer crescer o negócio em Portugal e a empresa tenciona disponibilizar a solução este verão, com o apoio dos parceiros. "Sentimos uma procura muito grande de projetos neste modelo", afirmou Elizabeth Alves, explicando que o facto de se poder diferir o pagamento de uma solução de cibersegurança no espaço de 1 a 3 anos traz mais confiança às empresas que não têm capacidade para fazer o investimento à cabeça. E isso acontece não só nas pequenas empresas mas também em organizações de maior dimensão.

A solução não é nova e já foi implementada em Espanha e a sales director da Exclusive Networks acredita que pode ajudar a potenciar o mercado com o modelo on demand, que inclui hardware e software com soluções dos fabricantes que são representados pela empresa.

Antecipando um ano com desafios, Elizabeth Alves acredita que em Portugal é possível crescer e que a estratégia este ano é "dar continuidade ao trabalho feito". "Não somos distribuidores standard", explica, adiantando que a empresa investe na formação dos parceiros e na capacitação com serviços técnicos que obrigam a ter um grande conhecimento, e que tem equipas internas especializadas, recorrendo também aos serviços partilhados com Espanha na organização ibérica.

A responsável de vendas lembra que as questões da cibersegurança são cada vez mais relevantes nas empresas e que os desafios são grandes para manter as organizações seguras, já que os ataques são cada vez mais especializados e profissionalizados. A criação de perímetros de segurança, uma infraestrutura à prova de ataques e a formação das pessoas nas empresas são elementos chave para conseguir criar um ambiente mais seguro, especialmente numa altura em que os perímetros se alargaram com o trabalho híbrido.

Para 2023 a Exclusive Networks tem como ambição atingir vendas líquidas acima dos 5,2 mil milhões de euros, com cash flow operacional superior a 80%.