A Fábrica de Unicórnios de Lisboa vai coordenar o novo hub de inovação dedicado à tecnologia Web3, criado para apoiar as empresas deste sector, com o objetivo de ganhar uma posição de relevo a nível internacional. A inauguração do Web3 Hub faz parte da estratégia de Lisboa em criar comunidades de inovação, neste caso fomentar o crescimento desta indústria. O objetivo é atrair e promover as sinergias entre startups, investidores, empresas e a comunidade académica, assim como criar um ponto de encontro.

O Web3 Hub tem como parceiros a Poolside, Kübe/CV Labs e Sítio, com três espaços físicos em Alvalade, com foco em empresas dedicadas à tecnologia Web3. Tem ainda como parceiros de comunidade a 3 Comma Capital e Gaimin e como apoio a Cuatrecasas. Entre os membros do hub encontram-se a RealFevr e a Talent Protocol, num total de cerca de 30 startups ligadas ao sector.

É destacado que os três espaços físicos que compõem o Web3 Hub estão num raio de 50 metros e através desta iniciativa vão ter a capacidade de acolher mais startups de Web3 e atrair talento. Cada um dos parceiros mantém o seu espaço físico e a sua própria comunidade independente e agenda, mas vão criar sinergias para desenvolver o novo hub.

O novo hub foi inaugurado sexta-feira pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, reforçando a zona de Alvalade como um dos “Innovation District” de Lisboa. Alvalade vai receber também o futuro Hub dedicado a inteligência artificial. Carlos Moedas disse que a ambição da cidade é desenvolver os principais ecossistemas de inovação a nível europeu, capaz de atrair investimento, criar novos empregos e resolver problemas de Lisboa.