A inteligência artificial continua no centro da valorização das gigantes tecnológicas. A Microsoft e a Nvidia estão no top 3 das empresas mais valiosas do mundo, muito devido à aposta na tecnologia de IA. A fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) é a mais recente integrante do restrito “trillion dólar club”, ao alcançar uma valorização acima do bilião de dólares, tornando-se a empresa asiática mais valiosa do mercado.
Sendo a Nvidia um dos seus principais clientes, assim como a Apple, a fabricante tem beneficiado da procura explosiva de processadores capazes de processar inteligência artificial. Segundo avança a Reuters, o mercado de ações do Taiwan tem recebido bastante atenção de investidores estrangeiros, com o investimento de 4,5 mil milhões de dólares. Este mercado capitalista é sobretudo dominado pela TSMC e as suas ações deram um salto de 80% durante este ano.
O marco de valorização que quebrou a barreira do bilião de dólares foi alcançado na última segunda-feira, com as suas ações a valerem 192,79 dólares na bolsa de Nova Iorque. Na quarta-feira estavam a ser negociadas um pouco abaixo, a 191,05 dólares.
Já na bolsa de valores de Taipei, na última quinta-feira, o valor da empresa foi de 28 biliões de dólares taiwaneses, cerca de 861 mil milhões de dólares. Com esta valorização, a TSMC mantém a sua posição entre as 10 empresas mais valiosas por capitalização de mercado.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários