O Facebook deverá, como previam os rumores, entregar hoje ao regulador norte-americano o prospeto para a oferta pública inicial (IPO) que marcará a entrada em bolsa da maior rede social do mundo. A empresa espera encaixar 5 mil milhões de dólares com a operação.

O valor representa uma estimativa preliminar do que espera ganhar com a dispersão de capital, ficando o montante final a depende do interesse dos investidores na compra de ações da companhia, realça a Reuters, citada pelo Jornal de Negócios.

O montante agora referido fica aquém do mencionado em meados de 2011, quando surgiram os primeiros rumores sobre uma entrada em bolsa no primeiro trimestre de 2012. Na altura, a CNBC falava em 100 mil milhões de dólares, citado "fontes próximas".

De acordo com a Bloomberg, o Facebook escolheu o banco de investimento Morgan Stanley para liderar a IPO, mas a operação vai contar também com o Goldman Sachs, JPMorgan, Barclays e Bank of America como coordenadores.

Por conhecer continua a data em que o capital da empresa ficará disponível para aquisição pelos investidores, sendo agora necessário aguardar a verificação e aprovação pelo regulador norte-americano para assistirmos a um anúncio público.

Fundado em 2006, o Facebook conta atualmente com mais de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, apresentando-se como a maior rede social do mundo, o que faz crescer a expetativa sobre o seu desempenho na entrada no mercado bolsista.

O valor para o qual está a pontar é mais de o dobro do conseguido pela Google quando entrou na bolsa, em 2004, encaixando 2 mil milhões de dólares. Tal reflete, para além do interesse que desperta o próprio "fenómeno Facebook", uma apetência crescente dos investidores pelas tecnológicas, que teve um dos mais recentes exemplos com a dispersão de capital da Zynga.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes