Um mês depois do lançamento das novas consolas da Microsoft e Sony, as fabricantes continuam a lidar com a falta de stock, sobretudo a PlayStation 5. Ainda assim, a fabricante japonesa prometeu um reforço de mais unidades até ao Natal, mas a procura continua muito ativa. Esse problema tem gerado mercados paralelos de venda de consolas, nomeadamente os “scalpers” que compram o máximo de unidades no lançamento, para depois revender mais caro, quando estão esgotadas.

O certo é que se estima que o mercado de vendas em segunda-mão tenha aumentado substancialmente, sobretudo focado nas novas consolas. E a PS5 está a vender o dobro neste mercado, com 62% das cerca de 60.000 consolas de nova geração vendidas mundialmente, segundo um especialista da loja StockX citado pelo Business Insider. A loja está a vender os modelos de PS5 de 500 dólares por 900 e a Xbox Series X por 730 dólares. No caso das consolas da Microsoft, a Series X vende o dobro da Series S.

As lojas de vendas em segunda-mão têm lançado incentivos agressivos na aquisição de consolas. Em Portugal, chega-se a pagar 700 euros em dinheiro (ou vale em loja) pela PlayStation 5 na cadeia de lojas CEX, que faz a sua revenda por 875 euros. A mesma loja está a pagar 488 euros pela Xbox Series X e a revender por 650 euros. Uma pesquisa no OLX é possível encontrar a PS5 a 950 euros e 975 euros (com dois comandos), assim como a versão digital por 850 euros.

Uma empresa de “scalpers” no Reino Unido, conhecida como CrepChiefNotify, terá tido um stock superior à de qualquer cadeia oficial de vendas, conseguindo amealhar perto de 3.500 consolas para revender ao dobro do seu valor de compra. A PS5 digital estava a ser vendida por 900 dólares, quando custa 400, e a versão normal a 1.100 quando custa 500.

A organização mobilizou no Discord os utilizadores para comprar o máximo de consolas que pudessem. Os seus membros são especialistas em comprar, e a empresa é composta por 12 funcionários, que tratam de estar atentos a todos os websites quando anunciam a disponibilidade dos produtos.

E no caso da PlayStation 5 foram utilizados bots para ajudar a garantir, quase a 100%, que pelo menos um membro conseguisse obter uma consola. O software permite ultrapassar tempos de espera, saltar filas e até comprar mais rapidamente os produtos que qualquer humano conseguiria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.