Abriu hoje oficialmente ao público a Loja do Cientista, um espaço da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que visa desempenhar funções semelhantes aos de uma Loja do Cidadão mas dirigida a um público específico: os investigadores.



Com a criação desta Loja, pretende-se, segundo explicou Luís Magalhães, presidente da FCT, em declarações à agência Lusa, disponibilizar um espaço de atendimento público "fácil, eficiente e organizado" a todos os que actualmente procuram a FCT e também aos cidadãos que queiram inteirar-se da actividade deste organismo do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT).



Embora só tenha sido inaugurada oficialmente esta quarta-feira, a Loja do Cientista está aberta ao público desde o passado dia 18 de Março, e durante essa primeira semana de funcionamento mereceu a visita de aproximadamente 200 pessoas. Prevê-se que os bolseiros sejam o principal público deste espaço, já que actualmente a FCT tem 3.300 bolsas em curso e porque, de acordo com o indicado por Luís Magalhães, "a partir de agora, todas as informações relacionadas com o processo de candidaturas, bem como a submissão das mesmas, vão passar a ser feitas neste espaço".



Os investigadores que coordenem projectos financiados pela FCT ou unidades de investigação poderão ser também frequentadores assíduos deste espaço, mas a Loja espera ainda a visita de um terceiro género de público que tradicionalmente não se dirigia à Fundação: "os cidadãos que queiram saber mais sobre a ciência e tecnologia que se faz em Portugal", explicou Luís Magalhães.



A Loja do Cientista está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas, dispondo de quatro mesas de atendimento personalizado, duas a funcionar em permanência para receber de cem e duzentas pessoas por dia.



A ideia de construir um local de atendimento público para assuntos científicos surgiu em 1997, mas só agora foi possível concretizá-la num espaço de 150 metros quadrados, situado num piso térreo e com acesso para cidadãos com deficiências motoras, explicou o presidente da FCT que indicou ainda que o valor total da instalação da Loja do Cientista rondou os 200 mil euros.



Notícias Relacionadas:

2002-02-18 - Investigadores portugueses nos EUA reúnem-se em fórum