Apesar de todas as dificuldades relacionadas com a falta de stock, a Sony revela no seu mais recente relatório financeiro, relativo aos últimos três meses de 2020, que vendeu 4,5 milhões de consolas PlayStation 5, o mesmo número de PS4 vendidas no período homólogo de 2013.

De acordo com os dados disponibilizados, as receitas do negócio de gaming da fabricante japonesa ascenderam aos 8,43 mil milhões de dólares, numa subida de 40% face ao período homólogo. No que toca ao lucro da divisão de videojogos da Sony, o valor teve um crescimento de 50%, situando-se agora nos 763,3 milhões de dólares.

Sony | Resultados financeiros | Q3
créditos: Sony

De acordo com a Sony, os custos associados ao lançamento da PS5 fizeram diminuir parte do seu lucro. A empresa confirma ainda que o próprio hardware da consola está a ser vendido por um preço inferior aos custos que tem com o seu fabrico.

Embora a empresa tenha conseguido vender um elevado número de unidades da sua consola de última geração, o mesmo não se passou em relação à PlayStation 4, cuja procura tem vindo a diminuir. No trimestre em questão, a Sony vendeu 1,4 milhões de consolas PS4, num decréscimo de 77% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Ao todo, o número de utilizadores ativos da PlayStation Network chegou aos 114 milhões. Já o número de assinantes do serviço PS Plus “saltou” dos 38,8 milhões no período homólogo para os 47,7 milhões.

Recentemente, outras gigantes do mundo dos videojogos deram a conhecer como é que o seu negócio correu nos últimos três meses de 2020. Apesar de não indicar números concretos, a Microsoft indicou que as receitas da Xbox, tiveram uma subida de 40%, devido ao lançamento da nova geração de consolas Xbox Series X|S.

Nintendo Switch já ultrapassou a portátil 3DS em vendas
Nintendo Switch já ultrapassou a portátil 3DS em vendas
Ver artigo

Já a Nintendo vendeu 11,57 milhões de unidades da consola Nintendo Switch no mesmo período. Ao todo, durante os primeiros nove meses do seu ano fiscal, a fabricante vendeu 24,1 milhões de unidades. Perante os bons resultados, a empresa aumentou as previsões para o quarto trimestre, que termina no final de março de 2021. A previsão é agora de 26,5 milhões de unidades vendidas, um aumento das 24 milhões inicialmente antecipadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.