Os fundadores do Skype estão em disputa legal com o eBay. A dupla também fundou a empresa que gere um conjunto de tecnologias essenciais ao funcionamento do Skype, a Joltid. É esta empresa que deu início em tribunal a um processo contra o eBay que acusa de utilizar as tecnologias em questões sem pagar pelo seu licenciamento.

Na exposição de argumentos a empresa defende que está a ser lesada em cerca de 51 milhões de euros por dia pelo eBay, que deveria pagar direitos de propriedade intelectual para usar a tecnologia.

O site de leilões, que em 2005 adquiriu o Skype, já desvalorizou a questão e garante que os pressupostos da Joltid assentam em fundamentos legais e factos errados. O gigante dos leilões online também desvaloriza as informações que apontam o caso como um possível entrave à venda no Skype até final deste ano, conforme está planeado pelo eBay.

A polémica teve início em Março quando alterações à versão original do código na base das aplicações em questão invalidaram os termos da licença em vigor até então, de acordo com o The Wall Street Journal.

A tecnologia desenvolvida pelos fundadores da empresa de telefonia sobre IP e gerida através da Joltid desde o início é também licenciada a outras empresas do mercado.