Os números do segundo trimestre de 2012 mostram perdas menos acentuadas no mercado de produtos tecnológicos do que as previsões apontavam e alguns sectores conseguiram crescer ligeiramente, revela o índice GfK TEMAX, indicando sinais de recuperação.

Com uma quebra de 10% face ao mesmo período do ano passado, a faturação do mercado fixou-se nos 472 milhões, um volume de vendas que é semelhante ao primeiro trimestre do ano, revelando uma tendência positiva já que historicamente este trimestre é mais fraco, diz a consultora. Mas apesar da nota positiva o segundo trimestre de 2012 é o período mais baixo do histórico do Temax.



[caption] quadro faturação do mercado gfk themax [/caption]

As telecomunicações voltam a ser uma exceção nas tendências negativas registadas na fotografia, pequenos e grandes eletrodomésticos, tecnologias de informação e equipamento de escritório, que constituem o índice. O sector cresceu 5,4%, enquanto a eletrónica de consumo subiu 8%, beneficiada com a transição para o sistema digital TDT.



[caption] quadro resumo gfk themax [/caption]

Do lado dos mais negativos estão as tecnologias de informação, que recuam 24,5%, os grandes eletrodomésticos (com menos 20,2%), os equipamentos de escritório, com menos 17,6%, e os pequenos eletrodomésticos, que perdem 11,7%. Apesar da crise a área da fotografia recua apenas 3,8%.

Para a performance positiva das telecomunicações contribui a forte procura de smartphones, onde a GfK aponta um forte crescimento acompanhando a evolução de produtos como os tablets e invertendo a tendência de procura de telemóveis cada vez mais pequenos pela preferência por ecrãs grandes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico