A pensar na segurança dos seus produtos e plataformas, a Google criou um fundo europeu no valor de 10 milhões de euros. O Fundo Google.org Impact Challenge on Safety irá apoiar as organizações sem fins lucrativos, universidades, instituições de investigação académica, organizações sociais com fins lucrativos de toda a Europa que estejam relacionadas com questões de segurança.

No comunicado, a empresa explica que as organizações podem ter como foco o combate ao ódio online, assim como o extremismo nas suas comunidades ou simplesmente ajudar os jovens a navegarem de forma segura online. A Google quer ser parceira dos especialistas em segurança no terreno, que trabalham para promover uma experiência online mais segura. A tecnológica afirma que existem grupos a precisar de recursos para ajudar a lidar com áreas onde a tecnologia acrescentou uma nova dimensão, como por exemplo, a educação.

A Google pretende proporcionar bolsas até um milhão de euros para candidatos selecionados em toda a Europa, sejam eles projetos online como offline. Durante o mês de maio a empresa vai percorrer diferentes países para conhecer as organizações e apoiar as candidaturas que acabam de abrir. Estas serão analisadas por um conselho de especialistas europeus em segurança e líderes na área.