A disponibilização do texto integral do acordo surge depois de a Comissão Europeia ter optado por não fazer chegar os compromissos assumidos pela Google a todas as partes interessadas no caso antitrust, servindo para tentar acalmar as vozes mais críticas.

O Executivo europeu e a Google só chegaram a acordo três anos depois de terem sido iniciadas as negociações formais, com uma proposta revista por várias vezes e que veio a tempo de evitar uma multa milionária à gigante da internet.

Se a proposta não tivesse sido aceite e o caso tivesse avançado para um processo de infração, a multa em causa poderia ascender a 10% das receitas anuais da empresa.

Entre as medidas estabelecidas está a promessa de apresentação dos resultados de pesquisa de três concorrentes rivais, a par dos seus próprios resultados promocionais.

No documento a Google explica como é feita a listagem destes resultados de busca e como irá apresentar os resultados das suas rivais.

A proposta também atesta que as ações da empresa norte-americana vão ser supervisionadas por uma ou mais entidades independentes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico