O Web Summit já abriu as portas a mais uma edição onde são esperados mais de mais de 70 mil participantes, um “salto” dos 42 mil registados no ano passado. Com a promessa de uma exposição e conferência ainda maiores, a cimeira tecnológica prepara-se para receber ao longo dos próximos dias 2.630 startups e empresas expositoras, 1.120 investidores, além de 1.040 oradores espalhados por 20 palcos.
Apesar de um incidente técnico que atrasou o início mais "formal" do Web Summit 2022, Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, subiu ao palco central no Altice Arena para fazer as “honras da casa”, destacando a presença de startups vindas do Brasil, mas também da Ucrânia na edição deste ano da cimeira tecnológica. Como destaca o responsável, 2022 está a ser um ano de grandes mudanças e desafios e os temas em discussão ao longo das várias sessões do Web Summit refletem isso mesmo.
Clique nas imagens para mais detalhes
Já Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, recordou alguns dos desafios encontrados na criação da Unicorn Factory Lisboa, anunciada na edição de 2021 do Web Summit. A ideia que parecia impossível tornou-se realidade, com a fábrica de unicórnios a ser lançada a 27 de outubro.
Para Carlos Moedas, Lisboa é uma "cidade onde o impossível se torna possível", deixando uma mensagem aos jovens empreendedores que estão a acompanhar o evento, para que não esperem que os políticos sejam responsáveis pela mudança que querem ver na sociedade e incentivando-os a seguirem as suas ambições e a tornarem as suas ideias para startups numa realidade.
António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, realçou que a "tecnologia não é uma panaceia", mas pode ajudar a resolver os problemas que a sociedade enfrenta, em particular, num momento tão desafiante e marcado pela incerteza como aquele em que vivemos e, é neste contexto que as startups podem desempenhar um papel relevante.
Depois de uma conversa com Changpeng Zhao, CEO da Binance, acerca do mundo das criptomoedas e atuais desafios, e com Lisa Jackson, VP de iniciativas ambientais da Apple, em torno do impacto das alterações climáticas e da desigualdade racial, mas também do papel das tecnológicas na mitigação destes fenómenos e das medidas tomadas pela empresa da maçã na área, Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, convidada especial do Web Summit 2022 subiu ao palco para detalhar como o mundo da tecnologia pode apoiar o país.
Nas palavras de Olena Zelenska, a tecnologia tem o poder de mudar sociedades, mas nas mãos erradas, como as da Rússia, que, desde fevereiro, continua a levar a cabo uma guerra contra a Ucrânia, tem o poder de destruir vidas e de causar horrores sem precedentes.
Mesmo perante os ataques russos, a Ucrânia continua a reunir esforços para se reerguer, ajudar as pessoas que mais precisam, reconstruir as infraestruturas, sejam elas físicas ou virtuais, com o reforço da cibersegurança do país, e a primeira-dama ucraniana apela à comunidade tecnológica que apoie o país neste processo. "Ajudar a Ucrânia agora significa ajudar o mundo a tornar-se num lugar melhor", realça.
Em antevisão
Ainda antes da abertura mais "formal" da cimeira de tecnologia e empreendedorismo várias startups em busca de novas oportunidades e de financiamento para os seus projetos passaram pelo palco. No entanto, como relataram vários participantes através do Twitter, a sessão de abertura teve de ser colocada "em pausa" momentaneamente devido a um incidente com um drone.
Apesar do susto, houve participantes que partilharam através da rede social que ninguém se parecia ter magoado e que os técnicos da organização estavam tratar do sucedido. À medida que esperava que tudo começasse, a "casa cheia" no Altice Arena encontrou forma de se manter entretida.
Recorde-se que, este ano, temas como a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, a cibersegurança e a ciberguerra, Inteligência Artificial e cripto economia vão estar em destaque no Web Summit 2022, tal como contou Paddy Cosgrave ao SAPO TEK.
O SAPO TEK vai acompanhar toda a edição do Web Summit em direto, já a partir de hoje e até dia 4 de novembro. São quatro dias de agenda cheia, que poderá consultar ao detalhe no website e na aplicação do Web Summit e, para o ajudar a compor a sua agenda, destacamos 18 oradores que vale a pena ouvir: de Mykhailo Fedorov, vice-primeiro ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia, a Mark MacGann, whistleblower da Uber.
Clique nas imagens para ver 18 oradores que vale a pena acompanhar no Web Summit 2022
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação durante a conferência. (Última atualização: 21h22)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários