
O governo vai investir 3,8 milhões de euros em instituições de ensino superior, que em parceria com entidades da Administração Pública, tem como objetivo desenvolver projetos de inteligência artificial ligados à prevenção de doenças oncológicas e diabetes.
Em declarações à TSF, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, refere que estes projetos se concentram na saúde, sobretudo nas áreas da prevenção das doenças. O objetivo é utilizar a informação pública sobre doentes e dados sobre consultas, de forma a criarem bases para diagnósticos com melhor informação e antecipação de tratamentos.
O governo estima um período de 18 meses para o desenvolvimento dos projetos, acreditando que podem criar novos postos de trabalho. O Ministro utiliza o relatório do World Economic Forum para salientar que durante os próximos quatro anos existe uma possibilidade de crescimento de 10% de emprego, relacionado com as novas tecnologias digitais. Os 3,8 milhões de euros serão distribuídos a 15 projetos de investigação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robots da Disney tornam-se mais expressivos (e adoráveis) com tecnologia da Nvidia e DeepMind -
App do dia
Fã de fotografia macro de flores e plantas? Flora Incognita é uma app útil para ter no “bolso” -
Site do dia
EarthGuessr desafia-o a adivinhar em que parte do mundo está usando apenas imagens de satélite -
How to TEK
Pesquisa Circle to Search está ainda mais inteligente. Saiba como utilizar
Comentários