O Governo vai reforçar a estratégia na área do empreendedorismo com um novo programa. O objetivo, de acordo com o primeiro-ministro, é colocar Portugal “na linha da frente da nova revolução industrial”.

António Costa afirmou, durante uma deslocação ao Fundão, para inaugurar a segunda fase do Centro de Negócios daquela localidade e visitar a Altran, que o Governo já tem preparados dois programas nacionais que irão contribuir para a "atração de investimento e de fixação de quadros qualificados", cita o Jornal de Negócios.

Um deles é o Programa Nacional Startup, apresentado em março e que deverá ser oficialmente lançado na próxima segunda-feira, segundo o jornal.

Desta iniciativa fazem parte 15 medidas, que resumem a estratégia do Governo para a área do empreendedorismo e que pretendem responder às necessidades de novos projetos empresariais desde a fase da ideia, até à chegada aos mercados internacionais.

Atrair investidores nacionais e estrangeiros; criar um sistema de empreendedorismo à escala nacional; promover e acelerar o crescimento de startups nos mercados externos; e cofinanciar startups são as áreas cobertas nas medidas definidas para implementar a estratégia.

Para julho está previsto o lançamento do programa Indústria 4.0, adiantou o Primeiro-ministro. "Esta é de facto a oportunidade que temos de, pela primeira vez, estarmos na primeira linha de uma revolução industrial, onde aquilo que é essencial é a qualificação [dos recursos humanos]", afirmou António Costa esta quinta-feira.