Há duas dezenas de países representados na edição de 2015 do ranking da Deloitte, que junta as empresas tecnológicas com maior ritmo de crescimento na região EMEA - Europa, Médio Oriente e África. Portugal faz-se representar com cinco: WDMI, Findmore, Boldint, 7Graus e CMAS, por esta ordem. No caso da WDMI, que se dedica à revenda e distribuição de material informático, o crescimento de 4047% valeu-lhe a 18ª posição da tabela.

As quatro empresas portuguesas refletidas no ranking registaram crescimentos na casa dos 200%, posicionando-se entre a 366ª e a 473ª posição da tabela. A análise da consultora avalia as empresas pela taxa de crescimento, inovação e empreendedorismo.  

 

7Graus: Do Porto para o outro lado do atlântico

Uma das tecnológicas da lista é a 7Graus. Surge na 383ª posição da tabela com um crescimento de 226%. A empresa nasceu com a criação do site de fotografia Olhares.pt. Quando em 2008 o vendeu ao grupo Impresa, os fundadores decidiram explorar oportunidades noutras áreas e começaram a criar sites com informação que fosse ao encontro daquilo que os utilizadores mais procuram na Internet.

Foram explorando e hoje têm uma oferta que encaixa num conjunto de mercados verticais: educação; frases & citações; jogos; religião; ou saúde. Neste leque cabem quase uma centena de sites, todos desenvolvidos internamente, com exceção dos sites de jogos, que são da responsabilidade de parceiros.

Entre o que é de “produção própria” destaque para o Dicio, que se transformou num dos maiores dicionários online do Brasil. O Pensador, um site de frases de autores e da própria comunidade de utilizadores, que a equipa da 7Graus compila e seleciona é outro caso de sucesso. Soma cerca de um milhão de visitas diárias e só 5% têm origem em Portugal. O Brasil transformou-se aliás no grande motor de crescimento da empresa e do tráfego dos seus sites, embora a equipa de 20 pessoas esteja toda em Portugal, como explica ao TeK Rui Marques, CEO.    

Em 2014 o volume de tráfego na rede de sites da empresa ultrapassou os mil milhões de visitas. Este ano vai chegar a 1,3 mil milhões de visitas, crescendo cerca de 10% e contribuindo para uma faturação de 2,3 milhões de euros no final do ano. São números como este que pesam na análise da Deloitte, tal como a faturação, mas essa este ano não refletirá o sucesso das visitas online, graças à desvalorização do real, moeda de referência para a venda de espaço de publicidade do outro lado do atlântico.

A mudança de paradigma a que se assiste hoje no consumo da Internet, com as pessoas a usarem cada vez mais os telemóveis para esse efeito também tem impacto num negócio como o da 7Graus, rentabilizado através da publicidade. Anunciar em dispositivos móveis continua a ser mais barato, ainda que uma larga fatia dos utilizadores esteja mais aí que num PC tradicional ou num portátil.

Analisando essa tendência no universo de sites da 7Graus, por exemplo, conclui-se que em alguns casos mais de metade do tráfego já é gerado em dispositivos móveis. Como sublinha Rui Marques, é um valor que ainda depende muito do tipo de site em questão, mas o gestor está convencido que a tendência será cada vez mais a de navegar na Internet via dispositivos móveis.

E é para acompanhar essa tendência que uma das grandes prioridades da empresa do Porto neste momento está na adaptação dos seus conteúdos àquilo que as pessoas querem – e como querem - ler quando acedem a um site a partir do telemóvel.

Em termos de design os sites da sua rede já foram adaptados ao formato mobile e, para alguns, já existem aplicações móveis, que tal como os sites originais tendem a disponibilizar conteúdos totalmente gratuitos. Falta trabalhar a parte dos conteúdos.

As redes sociais são outra prioridade na estratégia. “Há uma parte dos conteúdos consumidos nas redes sociais que não são ativamente procurados” mas há uma predisposição para que sejam consumidos, diz Rui Marques. A 7Graus quer encontrar a fórmula certa para dinamizar a utilização dos seus conteúdos nessas plataformas.        

 Cristina A. Ferreira

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.