A sede global da Leica em Wetzlar, na Alemanha, vai alojar um novo centro de investigação e desenvolvimento que nasce da parceria entre a perita da fotografia e a Huawei, anunciou esta quinta-feira a tecnológica chinesa.

O Max Berek Innovation Lab vai assim responsabilizar-se por elevar a colaboração entre as duas empresas para novos patamares, sete meses após ter sido acordada a sua parceria tecnológica de longo prazo que se materializou pela primeira vez na geração P9, um dos últimos flagships da marca.

Este novo laboratório vai ser utilizado para o desenvolvimento conjunto de "sistemas óticos e de tecnologias baseadas em software, com vista a melhorar a qualidade de imagem num vasto leque de equipamentos móveis e de fotografia", escreve a Huawei em comunicado. Noutros planos, as empresas planeiam também criar "soluções de imagem computacional, de realidade aumentada e de realidade virtual" em projetos que poderão contar com o contributo de várias universidades e instituições de investigação.

[caption][/caption]

"O Max Berek Innovation Lab oferece-nos a oportunidade histórica de combinarmos os recursos e a extensa experiência de ambas as empresas para darmos origem a tecnologias realmente revolucionárias” confirmou Markus Limberger, Chief Operating Officer (COO) da Leica e diretor do novo centro.