Hoje todos os olhos estão postos na Google. Os novos smartphones Pixel e Pixel XL da dona do maior motor de busca do mundo deverão ser apresentados esta tarde, em São Francisco, na Califórnia. No entanto, já foram divulgadas várias imagens daqueles que se consideram ser o primeiro passado da Google como marca de smartphones.

Embora ainda não exista uma confirmação oficial, já se toma quase como certo que a taiwanesa HTC será anunciada como a fabricante escolhida pela Google para produzir esta nova linha de smartphones.

No entanto, uma fonte não identificada do Android Police indica que a Huawei terá sido a escolha inicial do colosso tecnológico de Mountain View. Segundo consta, a possibilidade de uma parceria desvaneceu-se quando a Google sublinhou que o papel da empresa chinesa estaria circunscrito ao fabrico dos smartphones e nada mais. Isto quereria dizer que em lado algum no aparelho iria aparecer o nome da Huawei, apenas o da Google.

A confirmar-se, isto destoa com o que aconteceu com o Nexus 6P, um telemóvel da Google que exibia o nome da Huawei, que o fabricou.

O novo arranjo não terá agradado à tecnológica asiática, de acordo com a fonte, pelo que a aliança não chegou a concretizar-se e a Google optou por escolher a HTC para fabricar os seus novos Pixel.

Com base em dados da IDC, o CNET escreveu que a Huawei é uma das maiores fabricantes de smartphones em todo o mundo, mas tem tido alguma dificuldade em deixar a sua marca no mercado norte-americano. Contudo, a parceria que tinha com a Google ao nível dos telemóveis Nexus 6P seria a sua porta de entrada nos Estados Unidos. Com o alegado “azedar” das relações entre as duas tecnológicas, é muito provável que a Huawei venha a tentar conquistar sozinha o mercado norte-americano.

Veja na galeria abaixo as fotos divulgadas dos novos Pixel da Google.