A IBM anunciou ontem que pretende adquirir a Micromuse, empresa fornecedora de software de gestão empresarial de serviços de redes utilizando voz sobre IP, por 865 dólares. A aquisição está ainda sujeita à aprovação dos accionistas e órgãos reguladores, mas a Big Blue espera concluir o negócio no primeiro trimestre do próximo ano.

No âmbito do acordo, foi estabelecido que a IBM irá pagar 10 dólares aos accionistas por cada acção da Micromuse, transacção que valoriza em quase 40 por cento o preço de fecho de 7,21 dólares na Nasdaq, na passada terça-feira.

A IBM pretende incorporar a tecnologia da Micromuse na sua linha de software de gestão Tivoli. A operação permitirá à IBM melhorar as suas soluções para a gestão do crescente tráfego misto, produzido pela VoIP e outros serviços de vídeo e voz.

Com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, a Micromuse possuia, à data, aproximadamente 1.800 clientes, entre eles a AOL, a British Telecom, a Deutsche Telecom e a Securities and Exchange Commission. No ano fiscal de 2005, a sua facturação cresceu 10 por cento, alcançando os 160,8 milhões de dólares. Para este ano, a empresa previa uma subida na facturação para os 195 milhões de dólares em 2006.

A IBM tem nos seus planos finalizar a compra da Micromuse no primeiro trimestre do próximo ano, dependendo do tempo que demorar a aprovação dos accionista e dos órgãos reguladores.

Esta aquisição faz parte da estratégia da IBM que pretende melhorar a prestação de serviços no sector empresarial. A IBM informou também recentemente ter adquirido a empresa de software Bowstreet, especializada em programas para construção de portais na Internet, não revelando os termos do negócio.

Notícias Relacionadas:
2005-06-08 - Middleware da IBM assume-se como solução para o mundo on demand

2005-05-11 - IBM anuncia aquisição da Gluecode Software

2005-03-04 - IBM investe 150 milhões de dólares em 100 centros de inovação