A IBM realizou um acordo com a empresa de software livre VA Software. Mediante este acordo a subsidiária da VA Software, a Open Source Development Network, deverá fazer com que a comunidade virtual SourceFourge.net - o maior site de desenvolvimento de software open-source - corra exclusivamente o programa de bases de dados DB2 para Linux da gigante de informática, bem como o software servidor de aplicações WebSphere e a aplicação de administração Tivoli.



Enquadrado na sua estratégia de trazer o software open-source para as empresas, a IBM irá comercializar e promover em conjunto com a VA Software a próxima geração do SourceForge Enterprise Edition - dispondo de suporte completo para a DB2, Websphere, Tivoli e os servidores eServer xSeries da IBM.



Nos termos do acordo, a IBM irá empregar canais directos e indirectos de vendas para comercializar os produtos da VA Software. As duas companhias tencionam colaborar em projectos complexos para clientes empresariais. A SourceForge disponibiliza um ambiente de desenvolvimento de software, contando actualmente com 460 mil utilizadores registados e 45 mil projectos.



A IBM tem vindo a apoiar o Linux, considerando o movimento open-source como uma forma para roubar quota de mercado a concorrentes como a Microsoft e a Sun Microsystems. Recentemente, a gigante da informática revelou uma estratégia dividida em três pontos para conquistar clientes empresariais à Sun ao migrá-los do sistema operativo Solaris para sistemas Linux fabricados pela IBM.


Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - IBM e SuSE Linux formam aliança e apostam no Linux empresarial

2002-03-20 - IBM revela novo servidor mainframe de gama de entrada equipado com Linux

2002-01-25 - IBM aposta no lançamento de mainframes Linux