A IBM chegou a acordo para a compra da i2, uma empresa britânica que desenvolve software de análise de dados para a área da segurança. Os valores da transação não foram revelados.

Com 350 funcionários divididos pelo Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália, a i2 especializou-se em software de inteligência criminal e de combate a fraudes. Entre os seus mais de 4.500 clientes, em 150 países, estão organismos governamentais na área da segurança e defesa, bancos e retalhistas.

A empresa é conhecida por afirmar que as suas soluções ajudaram as forças norte-americanas a encontrarem o ex-líder iraquiano Saddam Hussein, em 2003.

A Reuters faz as contas e diz que nos últimos cinco anos, a IBM investiu mais de 14.000 milhões de dólares em 25 aquisições relacionadas com empresas que oferecem soluções para lidar com grandes quantidades de dados.

Com a aposta, a Big Blue quer ajudar os seus clientes a lidarem com o cada vez maior volume de informação, proveniente de fontes diversas, como as redes sociais, o sector da biometria ou as bases de dados criminais.