Pelo 23º ano consecutivo a IBM é a empresa que mais patentes registou durante o ano de 2015 no mercado norte-americano, num total de 7.355 novas propriedades intelectuais. Em comunicado a empresa explica que uma boa parte dos registos estão relacionados com “computação cognitiva” e “plataformas cloud”.

Por exemplo, a IBM registou tecnologias que ajudam as máquinas a compreender as emoções humanas, enquanto outras ajudam os computadores a aprender com as ações e decisões das pessoas.

A gigante norte-americana, através da diretora executiva Ginni Rometty, lembra que tal número de patentes só é possível devido ao grande investimento que a IBM faz em Investigação e Desenvolvimento (I&D) “que realmente importa para incentivar o desenvolvimento e crescimento das empresas e da sociedade”.

As mais de 7.300 patentes registadas pela empresa responsável por sistemas de inteligência artificial como o Watson são bem superiores às quase cinco mil patentes registadas pela segunda empresa a fazer mais pedidos de propriedade intelectual: a Samsung.

Fique ainda a conhecer o restante top 10 das empresas com maior número de registo de patentes:

Destaque para o facto de a Apple não constar desta lista, apesar de ser considerada por diversos estudos como a empresa mais inovadora do mundo.