A candidatura liderada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ganhou a organização do ICT2015 - Innovate, Connect, Transform perante concorrentes como a Holanda e a Itália e conseguiu trazer para Lisboa o maior evento desta área. A localização representa uma oportunidade relevante para colocar Portugal no mapa da inovação e da tecnologia mas também para alargar as possibilidades de contacto aos investigadores e empreendedores portugueses com outros parceiros e oportunidades de financiamento no programa Horizonte 2020.

A conferência e a exposição decorrem a partir de hoje no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, num evento fechado para o qual era necessário um registo prévio. Até dia 22 de outubro vão realizar-se várias sessões plenárias e conferências paralelas, com 127 oradores convidados, 120 sessões de networking, e uma exposição de mais de 5 mil metros quadrados para a qual foram seleccionados 150 projetos, 10 dos quais com participação portuguesa, sendo 5 liderados por equipas de investigação nacionais.

A abertura oficial será feita às 11h30 com a presença do Comissário Europeu, Günther Oettinger, do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, da Secretária de Estado da Economia do Luxemburgo, Francine Closener, e Hans Olaf Henkel, do Parlamento Europeu.

Durante o ICT2015 vão ser detalhados o programa de trabalho e instrumentos do Horzonte 2020 para 2016-2017, informação relevante para quem se quiser candidatar às próximas call e muitas ideias vão ser dabatidas logo no Centro de Congressos de Lisboa e nas várias sessões que aí decorrem. São 3,2 mil milhões de euros de financiamento para as diferentes áreas de investigação relacionadas com as TIC que podem ser exploradas por investigadores, empresas e outras organizações que se queiram candidatar.

Pelo meio haverá muitas oportunidades de networking e os participantes têm várias ferramentas à sua disposição para entrarem em contacto com potenciais parceiros, entre os quais duas aplicações para smartphones.

O ICT2015 tem um programa de conferências e exposições, e uma componente muito dirigida às startups mas também a áreas de desenvolvimento de investigação em supercomputadores, o cérebro humano e o desenvolvimento de novos modelos de computação e também a exploração de novos materiais, como o grafeno. Na componente industrial o evento explora a robótica e a internet do futuro, e há ainda uma terceira dimensão com os desenvolvimentos docietais, e a aplicação dos conceitos científicos e industriais às áreas de e-health, e-gov e smart cities.

Fora do espaço da exposição há também oportunidade para contactar com s projetos mais inovadores numa exposição quee decorre na Praça do Comércio e que é aberta ao público.

Veja ainda o vídeo de apresentação preparado pela comissão Europeia.