A mais recente análise da IDC revela que a pandemia de Coronavírus (COVID-19) e as medidas postas em prática para conter a disseminação da doença vão afetar profundamente o mercado tecnológico europeu. Num cenário tão dinâmico quanto o atual, onde ainda não existem certezas totais do impacto da pandemia, os analistas preveem que o investimento das empresas europeias em tecnologias diminua de 2,8% para 1,4%.

À medida que a crise se instala em quase todas as economias europeias, os analistas da IDC apontam para dois possíveis cenários. No primeiro, visto pelos especialistas como o mais provável, a disseminação do vírus SARS-CoV-2, o qual provoca a doença, é controlada durante as próximas semanas. Já o segundo, mais pessimista, prevê um efeito dominó descontrolado à escala global.

Previsões da IDC para o mercado tecnológico europeu em 2020
créditos: IDC
Coronavírus poderá afetar “em força” o mercado de tablets da região EMEA no segundo trimestre de 2020
Coronavírus poderá afetar “em força” o mercado de tablets da região EMEA no segundo trimestre de 2020
Ver artigo

A IDC elucida que, no cenário mais provável, o mercado tecnológico europeu não chegará a uma desaceleração semelhante à da crise financeira de 2008. No entanto, prevê-se que o mercado de hardware seja afetado devido às medidas de restrição impostas pelos governos, havendo também uma redução na produção.

Os serviços na área da tecnologia serão afetados pelo adiamento e desaceleramento de projetos. Os analistas estimam que o impacto no mercado das telecomunicações e no do software não será tão forte, sendo que alguns fatores positivos poderão mitigá-lo. Por exemplo, a crescente necessidade para trabalhar remotamente poderá criar oportunidades no setor, assim como no da cibersegurança.

Já no cenário mais pessimista, os analistas da IDC preveem que os investimentos em tecnologia rondem os 0,2%, com todos os setores do mercado com exceção do software a demonstrar tendências negativas.

A IDC elucida que as mudanças no preço do petróleo, a desvalorização das moedas, os atrasos nas cadeias de produção, a incapacidade de os governos realizarem pagamentos atempadamente e os despedimentos no setor público e privado poderão ter um impacto dramático no mercado tecnológico europeu.

A maturidade digital das indústrias será outro dos fatores que poderá ter impacto no investimento tecnológico, independentemente dos orçamentos. Os analistas indicam que as limitações no que toca à relação entre vendedores e consumidores vão inevitavelmente reduzir o investimento em projetos de transformação digital em organizações menos maduras.

O contacto social reduzido vai ter também consequências negativas para os consumidores, uma vez que haverá uma redução das suas opções de compra. A IDC avança que o impacto será considerável em países menos tecnologicamente avançados, os quais perderão, a par e passo, o acesso à inovação tecnológica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.