O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, vai presidir amanhã em Bruxelas ao Conselho de Competitividade para a área de investigação. Da sessão irão sair algumas decisões relevantes no contexto das prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da UE.



Das propostas discutidas pelos vários ministros com a pasta da investigação na União Europeia, vão ser tomadas decisões quanto ao lançamento de quatro iniciativas tecnologias conjuntas, uma nova forma de criação de "parcerias público-privadas de longo prazo envolvendo verbas do Programa Quadro de investigação da UE, da indústria e dos próprios países que demonstrem interesse em participar", refere o MCTES em comunicado enviado à comunicação social.



O Conselho deverá ser ainda palco do acordo político para a criação do Instituto Europeu de Tecnologia.



Os medicamentos inovadores (IMI), os sistemas (ARTEMIS), a nanoelectrónica (ENIAC) e a aeronáutica (Clean Sky), são as áreas com relevância em termos de I&D cobertas pela sessão.



Na mesma reunião tomar-se-ão ainda decisões sobre os investimentos dirigidos ao desenvolvimento de um programa destinado a fomentar a qualidade de vida dos idosos através do recurso às TIC, o Ambient Assisted Living.



Por fim, os ministros europeus irão votar as conclusões alcançadas no âmbito dos trabalhos da Presidência, nomeadamente, no que se refer ao futuro da ciência e da tecnologia na Europa, à resolução do Conselho sobre a modernização das universidades para uma maior competitividade do continente numa economia global, conclusões sobre a informação científica e técnica na era digital, sobre as áreas da nanociência e da nanotecnologia.



Em comunicado, o ministério explica que "este Conselho tem como objectivo último lançar uma forte mensagem para o Conselho Europeu de 14 de Dezembro no sentido de elevar a prioridade dada à Ciência e Tecnologia na agenda europeia e no novo ciclo da Estratégia de Lisboa".



Notícias Relacionadas:

2007-07-03 - Portugal quer estimular investimento em I&D durante a presidência da UE

2007-06-29 - Sociedade da Informação com pouco destaque no programa de presidência portuguesa da UE