Numonyx é o nome da mais recente joint-venture tecnológica destinada ao desenvolvimento e fabrico de produtos baseados em memórias flash NOR e NAND. A nova companhia, que inicia agora as suas operações, é o resultado de uma união entre a Intel e a STMicroelectronics e tem como meta a concepção de produtos inovadores e de custo facilmente recuperável.



A empresa será detida em 45,1 por cento da Intel, que se responsabilizará pela área dedicada à memória NOR, enquanto os 48,6 por cento da STMicroelectronics estão dedicados aos produtos NAND.



Os restantes 6,3 por cento pertencem à Francisco Partners e foram atribuídos em troca de um investimento na ordem dos 150 milhões de dólares, o que elevou o valor da Numonyx aos 2,38 mil milhões de dólares.



A Intel estima que este negócio terá um impacto de 300 milhões de dólares nas suas contas do primeiro trimestre devido aos custos implícitos às transferências e processos relacionados com a formação da nova empresa. Só da parte da fabricante serão colocados na nova estrutura 2,5 mil empregados, de um total de 7 mil.



A joint-venture entre as duas empresas foi anunciada no ano passado, mas diversos reajustamentos financeiros no acordo, a espera pelo parecer da Comissão Europeia face à união, entre outras burocracias, fizeram com que a nova empresa visse a abertura da actividade adiada até agora.



Notícias Relacionadas:

2007-08-13 - CE autoriza joint venture entre STMicroelectronics e Intel para memórias flash