A Marvell Technology, empresa focalizada nas comunicações móveis, anunciou em comunicado que irá adquirir a divisão de processadores de aplicações e telecomunicações da Intel, num acordo de 600 milhões de dólares que prevê a tomada de outras responsabilidades ainda não reveladas.



A aquisição irá reforçar a posição da Marvell no mercado dos processadores utilizados nos aparelhos móveis sem fios, enquanto que permitirá à Intel focalizar-se nos seus principais negócios, nomeadamente ao nível dos processadores de alta performance de baixo consumo e nas tecnologias emergentes para computadores móveis, tais como Wi-Fi e WiMAX, refere o comunicado.



Sehat Sutardja, presidente da Marvell refere em comunicado que "esta transacção representa uma excelente oportunidade para a Marvell se tornar num fornecedor de longa duração nos segmentos de mercado referentes às telecomunicações móveis e electrónicos de consumo".



As duas empresas referiram que a transacção deverá estar fechada dentro de quatro a cinco meses.



A Intel espera receber o preço total da compra em dinheiro, embora possa optar por receber 100 milhões de dólares - do valor total da compra - em acções comuns da Marvell, refere o comunicado.



Depois de terminada a transacção, a Intel pretende continuar a fabricar produtos - posteriormente vendidos pela Marvell - para equipamentos móveis e aplicações neles embutidas.



A divisão de processadores de aplicações e telecomunicações da Intel emprega cerca de 1.400 trabalhadores nos mais diversos sectores que, com a finalização do acordo, deverão passar a fazer parte da equipa da Marvell.




"O segmento das telecomunicações e processadores de aplicações continua a mostrar-se um dos mercados mais atractivos e nós acreditamos nos benefícios que esta transacção trará para a Marvell. Temos um longo passado de trabalho conjunto e acreditamos que eles têm a capacidade para aumentar o negócio enquanto continuarão a manter os compromissos com os clientes", refere Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel na área das telecomunicações, em comunicado.

Notícias Relacionadas:

2005-06-09 -TV em mobilidade nos EUA garantida por parceria entre TiVo, Microsoft e Intel

2006-05-17 - AMD avança com o primeiro processador dual core para notebooks

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.