Um estudo realizado pela Online Computer Library Center (OCLC), denominado "The 2001 Web Characterization Project", indica que actualmente existem cerca de 3 milhões de sites públicos na Internet. Todos os anos o Web Characterization Project selecciona uma amostra de modo a analisar as tendências dos conteúdos disponibilizados online e a dimensão dos sites disponíveis na Web.



Face aos resultados apresentados pela OCLC, concluiu-se que existem cerca de 8,7 milhões de sites disponíveis na Internet em todo o mundo, onde se incluem sites públicos, duplicados dos sites públicos, páginas de conteúdos específicos e outras ainda em fase de construção. Desses 8,7 milhões, 36 por cento desses são espaços online públicos.



Ainda de acordo com este estudo, 15,5 por cento dos sites públicos fornecem dados informativos sobre tipos de serviços, enquanto 12 por cento referem serviços profissionais, técnicos e científicos.



Em relação ao aumento de sites únicos, se em 1998 eram 2,6 milhões, este ano o número subiu para 8,4 milhões. Esta categoria divide-se em três, ou seja, os sites únicos podem ser públicos, privados ou temporários. Em relação, ao ano de 1998 os sites únicos públicos eram 1,4 milhões, os privados 315 mil, e os provisório 864 mil, já em 2001 eram de 3,1 milhões, 2 milhões e 3,2 milhões respectivamente.

Em termos de percentagens este ano o crescimento dos sites foi de 18 por cento, valor igual ao alcançado pelos sites únicos, sendo que os sites públicos cresceram 6 por cento.


Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.