O estudo apresentado pela Netsonda, denominado "A Imprensa na Internet – Consulta de Sites e Portais de Informação em Portugal" conclui que cerca de metade dos inquiridos (49%) que consulta sites ou portais de notícias e de informação lê imprensa em papel com menos frequência do que lia anteriormente, dos quais 18% com muito menos frequência e 31% com menos frequência. Realizado junto de mais de mil utilizadores de Internet com idades superiores a 16 anos, este estudo confirma que a Internet assume já um papel de destaque na procura de informação em Portugal.

Entre as vantagens da consulta de sites e de portais sobre a consulta de imprensa em papel mais valorizadas pelos inquiridos estão a disponibilidade de informação actualizada ao longo do dia (com um valor médio de 4,54 numa escala de 1 a 5, em que 1 corresponde a "Nada importante" e 5 a "Muito importante") e a possibilidade de utilização de instrumentos de pesquisa de informação (valor médio de 4,43).

Os sites mais procurados continuam a ser portugueses, no entanto, a CNN é referida por 60% dos visitantes de sites ou portais de notícias e de informação internacionais como o site que mais consultam, seguida do Yahoo com 4% e da BBC também com a mesma percentagem.

Surgem, na lista dos 11 primeiros sites ou portais de notícias e de informação nacionais, com uma percentagem de referências superior a 4 por cento, sete sites de meios de comunicação “tradicionais”, sejam o Público, SIC, TSF, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias e Expresso, e quatro sites ou portais de meios em suporte exclusivamente online (Sapo, Diário Digital, Portugal Diário e IOL.

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2003-01-22 - Mensagens e informação geográfica entre preferências de utilizadores nacionais