Um painel de investigadores europeus concluiu que é vital aumentar o volume de verbas dirigidos aos projectos na área das Tecnologias para a Sociedade da Informação (TSI), como única forma de promover a cooperação entre indústria e meio académico, estimulando a inovação na Europa.



O relatório encomendado pela Comissão e redigido por Mariano Gago (antigo ministro de Ciência e Tecnologia dos Governos de Guterres), que preside ao painel, sublinha a necessidade de reduzir a burocracia dos processos de apoio que garantem a transparência dos projectos, mas também funcionam como um travão à disseminação da investigação.



A par com estas duas necessidades considera-se vital um maior envolvimento das pequenas e médias empresas e dos novos Estados-membros nas redes de investigação europeias, enquanto sublinha a carência de investigadores nesta área na Europa.



Finalmente os especialistas consideram que o trabalho de divulgação e comunicação dos projectos de investigação deverá ser reforçado e melhor dirigido.



A comissária europeia para a Sociedade da Informação, Viviane Reding, reagiu ao documento reconhecendo a importância da SI no desenvolvimento e promoção da competitividade no espaço europeu prometendo uma resposta rápida às preocupações do painel.



Segundo a comissária, citada no site da Comissão, a CE vai trabalhar em sintonia com o Parlamento Europeu no sentido de diminuir a burocracia dos projectos de investigação financiados, enquanto se propõe tomar medidas no sentido de apoiar as restantes preocupações.



Este relatório teve por base uma análise do 5º e 6º programas-quadro de apoio aos projectos de Tecnologias para a Sociedade da Informação (TSI) que canalizam o grosso dos investimentos da CE nesta área. De sublinhar que anualmente a Comissão investe mil milhões de euros em investigação na área das TSI.



Notícias Relacionadas:

2004-07-09 - 6º Programa Quadro motiva 5.573 propostas de entidades portuguesas

2004-01-21 - CE considera participação na segunda chamada de IST reveladora de interesse

2003-07-15 - Candidaturas ao programa de financiamento IST ultrapassam os 7,5 mil milhões de euros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.