Portugal é um dos países que integra o grupo de nações moderadas a nível de inovação e que se situam abaixo da média europeia. No Painel da Inovação da União de 2013 os portugueses ocupam a 17ª posição no índice geral dos 27 Estados-Membro, logo atrás da Espanha e da Itália.

Estes países, em conjunto com outros seis, formam o grupo dos inovadores moderados, classificação da Comissão Europeia para todas as economias que ficam abaixo da média registada por todos os países mas que tiveram um desempenho suficiente para fugirem ao rótulo de "inovadores modestos".

[caption]Portugal Inovação[/caption]

Apesar do resultado mediano, Portugal registou altos índices de performance nas copublicações internacionais de investigação, nas despesas de Investigação e Desenvolvimento dentro do sector público e foi o país com o melhor registo no aumento da educação básica e secundária. Por outro lado, a CE destaca o "forte decréscimo no número de doutorandos" e a queda dos investimentos empresariais.

"Os resultados deste ano mostram que a crise económica teve um impacto negativo nas atividades de inovação em determinadas regiões da Europa", comentou em comunicado o vice-presidente da CE Antonio Tajani.

No geral, a investigação da União Europeia concluiu que concluiu que há mais inovação nos Estados-Membro, apesar da crise, mas a situação económica pouco favorável fez acentuar ainda mais as diferenças e os índices de inovação entre os países.

A Suécia, a Alemanha, a Dinamarca e a Finlândia lideram o Painel da Inovação da União de 2013, enquanto na cauda do "pelotão" aparecem a Roménia e a Bulgária.

A "investigação de excelência, a comercialização de inovações e o desempenho das PME" são as razões apontadas pelo Comissão Europeia como responsáveis pelo desempenho positivo dos 27 países. Por outro lado, o investimento em capital de risco e a quebra no investimento em geral feito pelas empresas condiciona os resultados do índice de inovação.

A Europa a 27 fica no entanto atrás da Coreia do Sul, dos EUA e do Japão nos resultados mundiais de inovação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico