As grandes empresas de electrónica do Japão têm vindo a anunciar reforços nos seus investimentos em Investigação e Desenvolvimento, noticia o jornal nipónico Nihon Keizai Shimbun. Depois de um período de vendas fracas, a recuperação da procura em relação aos equipamentos electrónicos está a motivar um maior esforço na inovação por parte destas empresas, o que poderá ainda reforçar a liderança do país na área de inovação.

Entre os maiores investidores estão actualmente a Matsushita, conhecida pela marca Panasonic, a Sanyo, Hitachi, Fujitsu, Toshiba e Sony. No total as maiores empresas devem investir 2,98 biliões de yen (mais de 22 mil milhões de euros), calcula o jornal, sendo que grande parte delas estão a direccionar capitais para o desenvolvimento de microchips, mas também de materiais avançados.

A Sony comunicou que aumentou 8,4 por cento o seu orçamento para I&D, num total de 410 mil milhões de yen (3,1 mil milhões de euros), enquanto a Toshiba alocou a esta área 306 mil milhões (2,3 mil milhões de euros), num aumento de 3,4 por cento em relação ao ano anterior. Já a Sanyo projecta uma subida de 17,4 por cento no investimento em investigação, para os 147 mil milhões de yen (1,1 mil milhões de euros).

Por sua vez a Matsushita aumenta também em dois dígitos o orçamento de I&D, para os 640 mil milhões de yens (4,85 mil milhões de euros), sendo o investimento mais significativo entre as maiores empresas de electrónica do Japão.

Notícias Relacionadas:
2004-04-12 - Novo plano de negócios da Toshiba direccionado para os produtos digitais e I&D