Na lista dos 10 smartphones que mais receitas geraram, durante o primeiro trimestre deste ano, seis são da Apple. Três foram fabricados pela Samsung e apenas mais uma marca conseguiu um lugar neste pódio, a Huawei com o Mate 40 Pro, que segundo dados apurados Counterpoint foi o sétimo smartphone em receitas de vendas, entre janeiro e março deste ano. 

A liderar a tabela onde todos os fabricantes querem estar, está o iPhone 12 ProMax, com preços a partir de 1.279 euros em Portugal (loja da Apple). A geração 12 do topo de gama da Apple também ocupa a segunda e terceira posição da tabela de vendas em volume de receita, da Counterpoint. Cada um dos modelos é responsável por uma quota à volta dos 10%, 12% no caso do iPhone 12 Pro Max e 9% no que se refere ao iPhone 12 Pro, somando mais de um terço das vendas do trimestre em valor da receita. Os mesmos modelos lideram também o top 3 de vendas em volume entre janeiro e março, mas aqui com quotas mais diluídas, entre os 5% e os 3%. 

Voltando à tabela de vendas por receita, e sem surpresa, a geração mais recente do topo de gama da Samsung (Galaxy S21) ocupa três posições, entre os dez modelos que mais fizeram as marcas faturar no trimestre, nas versões Ultra 5G, 5G e Plus 5G. Curiosamente, nenhuma das versões do mais recente topo de gama da Samsung está entre os 10 modelos mais vendidos do trimestre, em número de unidades.  

tek Counterpoint smartphones 1º trim 2021

Em volume de vendas, conseguiram ascender também ao top 10 no primeiro trimestre, segundo as contas da Counterpoint, três modelos de equipamentos da Xiaomi e da família Redmi, geração 9.  

Smartphones valeram 100 mil milhões de dólares no trimestre 

Contas feitas, a Counterpoint estima que o mercado de telemóveis tenha gerado receitas de 100 mil milhões de dólares nos primeiros três meses do ano e a Apple captou quase 40% desse valor. 

Como destaca a empresa de estudos de mercado, o segmento alto assegurou nos primeiros três meses do ano 65% das receitas angariadas com a venda de smartphones, com os 10 modelos que mais venderam a captarem sozinhos 46% desse valor. Os 10 mais vendidos em número de unidades ficaram apenas com 21% do bolo. 

Curioso é também notar que a esmagadora maioria dos equipamentos nestas duas tabelas suportam conectividade 5G, que acabou por se instalar como norma - nos equipamentos de gama alta, sobretudo - antes da tecnologia estar realmente disponível na maioria dos países. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.