A nova juíza do caso legal antitrust da Microsoft ordenou ontem que o Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos e a gigante de software a entrarem em negociações intensivas no sentido de estabelecerem um acordo que termine esta batalha jurídica que já dura há quatro anos, noticiou a Associated Press.



A juíza distrital Colleen Kollar-Kotelly concedeu a ambas as partes o prazo de 2 de Novembro para alcançar um pacto, afirmando que as conversações deverão prosseguir "24 horas por dia, sete dias por semana"



A magistrada - que herdou este Verão o caso depois de o Tribunal de Apelo ter rejeitado a decisão do juiz Thomas Jackson de dividir a companhia em duas e decidido que a Microsoft prejudicava a concorrência e restringia as escolhas dos consumidores - salientou várias vezes que pensava que o caso devia ser resolvido pela via da negociação.



No caso de as conversações falharem, a juíza estabeleceu a data de Março para novas audiências do tribunal com vista a determinar que sanções deverão ser aplicadas para impedir violações futuras da lei antitrust - contra os monopólios - pela Microsoft. Kollar-Kotelly rejeitou também um pedido desta empresa para restringir o âmbito das penas potenciais.



O Departamento de Justiça já demonstrou que não tenciona fazer com que a Microsoft se divida, preferindo, em seu lugar, sanções menores que incluem restrições às práticas empresariais da gigante de software. As duas partes têm vindo a participar em conversações no sentido de estabelecer um acordo, mas até agora registaram-se poucos progressos. Alguns encontros foram adiados depois dos ataques terroristas em Washington e Nova Iorque.



Notícias Relacionadas:

2001-09-14 - Juíza concede um prazo alargado à Microsoft

2001-09-13 - Microsoft renova pedido de revisão ao parecer do Tribunal de Apelo

2001-09-06 - Departamento de Justiça desiste de dividir a Microsoft em duas

2001-08-30 - Novas datas marcadas no caso Microsoft

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.