
O Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América está a ponderar dar procedimento a uma investigação à Google por eventual violação da lei da concorrência. O inquérito teria como objetivo examinar não só as práticas competitivas do negócio do motor de busca da Alphabet como também de outros segmentos da empresa, como o YouTube ou o Waymo.
De acordo com o Wall Street Journal, a medida surge no seguimento de conversações entre o Departamento da Justiça e a Comissão Federal do Comércio (FTC), com quem este partilha a autoridade para a área da concorrência. Em 2013, a FTC já tinha realizado um inquérito à gigante tecnológica, do qual não resultou nenhuma ação significativa.
No sentido inverso, as entidades reguladoras europeias tomaram recentemente medidas contra a Google, aplicando mesmo uma coima no valor de 1,49 mil milhões de euros. As razões invocadas pela Comissão Europeia estavam relacionadas com as atividades da Google no âmbito da pesquisa, publicidade e práticas na plataforma Android, considerando que estas violavam as regras antitrust.
Segundo a CNBC, a Alphabet, empresa a que pertence a Google, recusou-se a fazer qualquer comentário. No entanto, de acordo com a mesma publicação, a notícia de uma possível investigação à gigante tecnológica teve já efeitos na bolsa, com as ações da Alphabet a registarem uma queda de 6% nesta segunda-feira.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários