
O Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América está a ponderar dar procedimento a uma investigação à Google por eventual violação da lei da concorrência. O inquérito teria como objetivo examinar não só as práticas competitivas do negócio do motor de busca da Alphabet como também de outros segmentos da empresa, como o YouTube ou o Waymo.
De acordo com o Wall Street Journal, a medida surge no seguimento de conversações entre o Departamento da Justiça e a Comissão Federal do Comércio (FTC), com quem este partilha a autoridade para a área da concorrência. Em 2013, a FTC já tinha realizado um inquérito à gigante tecnológica, do qual não resultou nenhuma ação significativa.
No sentido inverso, as entidades reguladoras europeias tomaram recentemente medidas contra a Google, aplicando mesmo uma coima no valor de 1,49 mil milhões de euros. As razões invocadas pela Comissão Europeia estavam relacionadas com as atividades da Google no âmbito da pesquisa, publicidade e práticas na plataforma Android, considerando que estas violavam as regras antitrust.
Segundo a CNBC, a Alphabet, empresa a que pertence a Google, recusou-se a fazer qualquer comentário. No entanto, de acordo com a mesma publicação, a notícia de uma possível investigação à gigante tecnológica teve já efeitos na bolsa, com as ações da Alphabet a registarem uma queda de 6% nesta segunda-feira.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
Junte-se a John Snow e reviva momentos do universo Game of Thrones para smartphones -
Site do dia
Farto de imagens geradas por IA? Unsplash é um repositório de fotografias criadas por humanos -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários