O Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América está a ponderar dar procedimento a uma investigação à Google por eventual violação da lei da concorrência. O inquérito teria como objetivo examinar não só as práticas competitivas do negócio do motor de busca da Alphabet como também de outros segmentos da empresa, como o YouTube ou o Waymo.

De acordo com o Wall Street Journal, a medida surge no seguimento de conversações entre o Departamento da Justiça e a Comissão Federal do Comércio (FTC), com quem este partilha a autoridade para a área da concorrência. Em 2013, a FTC já tinha realizado um inquérito à gigante tecnológica, do qual não resultou nenhuma ação significativa.

Sistema Android pode valer à Google multa de mais de 9 mil milhões de euros
Sistema Android pode valer à Google multa de mais de 9 mil milhões de euros
Ver artigo

No sentido inverso, as entidades reguladoras europeias tomaram recentemente medidas contra a Google, aplicando mesmo uma coima no valor de 1,49 mil milhões de euros. As razões invocadas pela Comissão Europeia estavam relacionadas com as atividades da Google no âmbito da pesquisa, publicidade e práticas na plataforma Android, considerando que estas violavam as regras antitrust.

Segundo a CNBC, a Alphabet, empresa a que pertence a Google, recusou-se a fazer qualquer comentário. No entanto, de acordo com a mesma publicação, a notícia de uma possível investigação à gigante tecnológica teve já efeitos na bolsa, com as ações da Alphabet a registarem uma queda de 6% nesta segunda-feira.