Um tribunal norte-americano decidiu contra a Apple num caso de patentes que opõe a empresa à MobileMedia, uma companhia de gestão de direitos de propriedade intelectual detido pela Nokia, pela Sony e pela MPEG LA.



Na decisão judicial pode ler-se que a empresa da maçã, no seu iPhone, viola três patentes detidas pela MobileMedia. Como detalha a CNet, uma das patentes em questão tem a ver com a tecnologia usada na câmara do smartphone, enquanto as outras duas estão relacionadas com o sistema de gestão de chamadas.



A MobileMedia foi lançada em julho de 2010 e tem como objetivo principal o licenciamento de direitos relacionados com patentes na área da norma MPEG. A tecnologia gerida pela empresa aplica-se em diversos tipos de dispositivos eletrónicos, como smartphones, máquinas fotográficas, ou consolas de jogos.



No total a empresa gere um portefólio de 300 patentes. Acusa a Apple de violar 18, num processo apresentado nos tribunais em julho de 2010.



A presença da Apple no mercado dos telemóveis tem sido marcada pelas batalhas constantes na justiça. A empresa é alvo de várias acusações de violação de patentes e é também promotora de um número elevado de processos nos quais acusa as concorrentes do mesmo tipo de práticas.



O duelo mais emblemático é o que a empresa norte-americana vem travando com a Samsung em vários países. Embora já sejam conhecidas várias decisões judiciais alusivas a estes processos não é possível apurar um vencedor, já que as duas empresas têm somado vitórias e derrotas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico