O Ministério da Justiça quer introduzir o conceito de “Comunidade” na estratégia de modernização, simplificação e transformação digital GovTech que definiu e está a desenvolver desde fevereiro.

O repto foi lançado, esta quinta-feira, durante uma sessão de esclarecimentos sobre a primeira iniciativa Desafios Justiça, integrada na estratégia GovTech Justiça, que tem o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como organismo promotor.

A ideia é fomentar a criação de uma rede de partilha de boas práticas e conhecimentos e divulgação de apoios e iniciativas, entre todos os agentes que colaboram ou possam vir a colaborar com a Justiça, disse Tiago Martins, assessor de inovação do secretário de Estado da Justiça, em declarações ao SAPO TEK, à margem do evento.

O evento, que decorreu com o apoio da Startup Portugal, Startup Lisboa e Startup Braga, quis dar a  conhecer o Desafio “Pesquisa Conceptual” e esclarecer eventuais dúvidas de empreendedores e inovadores, com a presença de uma equipa especializada do INPI.

Guia Prático da Justiça suportado por GPT já dá informações sobre casamentos e divórcios
Guia Prático da Justiça suportado por GPT já dá informações sobre casamentos e divórcios
Ver artigo

Neste desafio, o INPI procura uma solução para uma ferramenta de “pesquisa conceptual” entre marcas que, além de identificar a coincidência textual, fonética e de imagem, deverá permitir também detetar automaticamente a identidade ou semelhança conceptual entre duas marcas.

Dirigidos a startups, universidades e centros de investigação, os Desafios Justiça funcionam como concursos de ideias inovadoras que pretendem responder a necessidades concretas dos 18 organismos do Ministério da Justiça.

A iniciativa é apresentada como uma oportunidade para potenciar o intercâmbio, fomentar sinergias e estimular a criatividade em processos de coinovação entre o setor público da Justiça e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nacional, europeu e internacional, para efeitos de experimentação e teste de ideias.

"É importante esta proximidade entre a comunidade académica, a comunidade científica, o setor privado e o ecossistema de inovação com a Administração Pública, porque existem muitas oportunidades dentro da Administração Pública", referiu Fernando Marta, Vogal do Conselho Diretivo do INPI ao SAPO TEK. "Existem muitos processos para melhorar dentro da Justiça e os Desafios GovTech vão servir para lançar provas de conceito muito simples e a partir daí começar a desenvolver e a amadurecer um conjunto de requisitos com mais forma".