Considerado o “salvador” da tecnológica nipónica, Kaz Hirai liderou a Sony durante um dos seus períodos mais negros da sua história. Em 2011 a tecnológica tinha perdido 6,5 mil milhões de dólares, levando a empresa a apontar o executivo como Presidente e CEO da Sony no início do seu ano fiscal em abril de 2012, substituindo Howard Stringer. Quando assumiu o lugar fez uma restruturação profunda, eliminando custos e negócios que não eram lucrativos, apostando todas as fichas nos negócios do gaming e imagem. A sua estratégia permitiu que a Sony obtivesse lucros históricos em 2017 de 6,7 mil milhões de dólares.

Concluída a sua “missão”, em 2018 Kaz Hirai passou a liderança da empresa a Kenichiro Yoshida, até aqui o CFO da Sony, mantendo-se apenas como Chairman da fabricante nipónica durante o último ano, para garantir uma transição tranquila. O executivo sai por definitivo da empresa depois de estar ao serviço durante 35 anos.

No seu comunicado de despedida, Kaz Hirai refere que “desde que passei o cargo de CEO para Kenichiro Yoshida, como chairman da Sony tive a oportunidade de assegurar a transição e suportar a equipa de direção da empresa. Estou seguro de que todos os funcionários estão alinhados com a forte liderança de Yoshida e preparados para construir um futuro ainda mais brilhante para a Sony. Assim, decidi sair da Sony, que fez parte da minha vida durante os últimos 35 anos. Quero agradecer a todos os empregados e acionistas que me apoiaram durante esta jornada”.

O executivo irá abandonar definitivamente o cargo de chairman no dia 18 de junho, mas continuará com a posição de conselheiro sénior da empresa sempre que solicitado.

Kaz Hirai estreou-se na Sony no departamento da música, mudando-se depois para o negócio dos videojogos. Foi o responsável pelo lançamento da PlayStation 4, consola que está prestes a alcançar a marca das 100 milhões de unidades vendidas. Com a empresa saudável, o executivo sai com pensamento de missão cumprida, deixando apenas uma mácula no seu currículo: o departamento mobile que continua a registar prejuízos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.