A Agência Nacional de Investigação (ANI) atribuiu o prémio “Born from Knowledge” à startup luso-britânica KIT-AR, pela “pela excelência do seu trabalho de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e do conhecimento científico e tecnológico aplicado ao seu produto. Este prémio tem como objetivo promover e disseminar uma cultura de conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

A KIT-AR foi a selecionada, durante a final do Prémio Empreendedor XXI, entre as 190 startups candidatas à distinção. “Temos muita expetativa em testemunhar o impacto crescente que as nossas atividades de I&D terá no desenvolvimento dos nossos produtos e nas vantagens de negócio que lhes poderemos trazer, sempre de forma sustentável”, disse Manuel Oliveira, CEO e cofundador da empresa.

Segundo a ANI, são distinguidos os projetos que contribuam para um futuro melhor da economia e sociedade. E nas palavras de António Grilo, presidente da ANI, a KIT-AR é uma dessas empresas, “que, embora em início de atividade, já contribui para o desenvolvimento inovador e tecnológico de um dos sectores que mais aposta em I&D no nosso país e que tem uma maior representatividade no nosso Produto Interno Bruto e nas nossas exportações”.

A startup utiliza soluções de realidade aumentada aplicada aos processos produtivos, que permitem reduzir erros, mas imprimir maior rapidez dos mesmos, além da sua redução de custos. A KIT-AR foi fundada em 2018 e tem projetos em curso com marcas como OGMA, Volkswagen Autoeuropa e outras empresas do sector automóvel e aeroespacial.