A Kodak tem recuperado ao longo do dia de hoje o seu valor de mercado, depois de enormes perdas na última sexta-feira, na sequência de um rumor que apontava para a iminência da falência da empresa.


As ações da fabricante de máquinas fotográficas e soluções de imagem digital hoje já subiram mais de 60 por cento, um ganho que acontece depois de na sexta-feira terem perdido mais de metade do seu valor. A queda abrupta do valor da empresa aconteceu depois de circularem rumores que davam como certa a intenção da empresa pedir proteção de credores nos Estados Unidos.


Num comunicado divulgado ainda no mesmo dia, a Eastman Kodak veio esclarecer que não tem intenções de se declarar insolvente, contrariando a informação veiculada numa notícia publicada pela Bloomberg.


"A Kodak está comprometida em cumprir todas as suas obrigações e não tem intenção de declarar a bancarrota. Continuamos a prosseguir a nossa estratégia para monetizar o portefólio de patentes na área da imagem digital", diz o comunicado.


"Não é estranho que uma empresa em transformação explore todas as opções e envolva nesse processo um conjunto de conselheiros externos, incluindo consultores financeiros e legais", acrescenta a Kodak.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico