A operadora holandesa de telecomunicações KPN anunciou hoje que comprou uma parte central da rede de dados da falida KPNQwest, encontrando-se actualmente ainda em conversações para adquirir outros restos da joint-venture.



A KPN, que juntamente com a operadora norte-americana de telefones Qwest - agora também a braços com problemas financeiros - criou a KPNQwest em 1998, concordou em adquirir a parte relativa aos Países Baixos daquela que foi a maior rede de dados na Europa, bem como um data center localizado em Haia por "alguns milhões de euros", afirmou a empresa.



Em paralelo, continuam as negociações com os bancos e os administradores locais no que diz respeito à aquisição de outras partes da infra-estrutura pan-europeia de telecomunicações na Alemanha, Bélgica e Reino Unido.



Este negócio representa assim o fracasso dos liquidatários nomeados pelo tribunal em atrair várias ofertas significativas para a rede da KPNQwest, conhecida por Eurorings, dado que muitas das principais companhias estão actualmente a ser afectadas por uma redução dos preços derivada de uma oferta em excesso e da má conjuntura económica.



Vários grupos interessados no negócio, incluindo a gigante norte-americana A&T, consideraram anteriormente pagar quase 200 milhões de euros por toda a rede da KPNQwest, mas mudaram de intenções devido a uma série de questões legais, um rasto de dívidas e à complexidade do processo de liquidação.



Este acordo concede à KPN, por uma fracção do seu custo original o controle, sobre o data center em que está guardada a maior parte do equipamento de monitorização da rede holandesa, o que permite manter as suas concorrentes afastadas do seu mercado principal.


Notícias Relacionadas:

2002-07-22 - Negociações para manutenção da KPNQwest registam "bom progresso"

2002-07-19 - Encerramento de KPNQwest previsto para hoje

2002-06-14 - Empresas europeias e norte-americanas interessadas em adquirir rede da KPNQwest

2002-06-04 - KNQwest Portugal continua a operar e garante boa saúde financeira

2002-06-01 - KPNQwest apresenta pedido de falência a tribunais holandeses

2002-05-06 - KPNQwest pode estar em risco de falir