A tecnológica LeEco, anunciou esta quinta-feira que está em conversações para assegurar um investimento de 10 mil milhões de yuan.

A notícia surge numa altura em que a saúde financeira da empresa chinesa não se encontra nas melhores condições. Em 2016, o CEO do conglomerado, Jia Yueting, conduziu uma expansão em várias frentes do segmento da eletrónica de consumo (carros autónomos, smartphones) que acabou por reduzir substancialmente os recursos financeiros da empresa.

O negócio está, por esta altura, a ser finalizado e apesar da empresa não avançar qualquer detalhe relativamente à identidade do investidor, o China Business News indica que se trata de uma empresa de seguros chinesa.

A LeEco está neste momento a passar por uma fase de reestruturação depois de entrar naquilo a que chamou "crise típica das grandes empresas". Dado o crescimento aparentemente insustentável, a tecnológica foi obrigada a cortar 10% dos trabalhadores da sua subsidiária de streaming desportivo, a LeSports, e está agora a braços com uma dívida de 29 milhões de euros ao grupo de informação desportiva, Super Sports Media Group.

Com um negócio em construção na área da mobilidade autónoma, a empresa tem agora nos planos a construção de uma nova fábrica automovel que, de acordo com o China Daily, vai custar mais de 1,5 mil milhões de euros só na primeira fase de construção.