A gigante tecnológica chinesa Huawei continua com dificuldades de expansão do seu negócio devido às sanções impostas pelos Estados Unidos, que já duram há cerca de três anos. Na sua última apresentação de resultados anuais a empresa revelou o crescimento de 76% nos lucros líquidos, embora a sua área principal, de consumo, tenha caído.
A apresentação contou com a presença de Meng Wanzhou, a Chief Financial Officer da Huawei e filha mais velha do fundador da empresa, Ren Zhengfei. Foi a primeira vez que participou num evento público da empresa desde que foi libertada da sua prisão domiciliária em Vancouver, no Canadá, acusada de fraude.
O seu papel será ajudar a empresa a recuperar, enquanto lida com as limitações impostas pelas sanções. Meng Wanzhou tem uma estratégia para contornar as restrições, passando pela contratação de talento de topo e investindo o máximo das suas receitas em investigação, de forma a ajudar a reduzir a sua dependência de tecnologia americana. A empresa espera assim contratar mais de 10 mil recém-graduados, disse Guo Ping, o chairman rotativo da Huawei, citado pela Bloomberg.
Numa nota à imprensa, Meng Wanzhou disse que as suas equipas têm estado sob grande pressão nos últimos anos, mas que a sua estratégia se tornou agora mais clara, passando pelo reforço no investimento em talento e I&D. A Huawei refere que as despesas em I&D somaram 142,7 mil milhões de yuan (20,41 mil milhões de euros), representando 22,4% do total das suas receitas. Somados os valores nos últimos 10 anos de I&D, a Huawei diz que investiu 845 mil milhões de yuan (120,85 mil milhões de euros).
Quanto às contas, em 2021 a empresa revelou receitas de 636,8 mil milhões de yuan (91,05 mil milhões de euros) e 113,7 mil milhões de yuan (17,8 mil milhões de dólares) de lucros líquidos, representando um crescimento de 75,9% face ao ano anterior.
Guo Ping afirmou que “no geral, a nossa performance esteve em linha com as nossas previsões. O nosso negócio como operador (carrier) permanece estável, o negócio empresarial registou um crescimento seguro e o nosso negócio de consumo expandiu-se rapidamente para outros domínios”. Acrescenta ainda que a empresa embarcou no desenvolvimento de ecossistemas.
Já Meng Wanzhou reforçou o declínio das receitas em 2021, mas destaca a habilidade da empresa de aumentar os seus lucros e gerar mais fluxos de caixa, estando agora mais preparada para lidar com a incerteza.
Nas contas da empresa poderão ter entrado a venda da sua subdivisão de smartphones Honor, com um encaixe de cerca de 9 mil milhões de euros, assim como o negócio de servidores X86, depois da dificuldade em obter processadores da Intel. Já que a empresa terá realizado cerca de 59,7 mil milhões de yuan (8,72 mil milhões de euros) de fontes não especificadas.
A Huawei diz que que tem vindo a aproveitar as tendências da transformação digital, registando receitas de 102,4 mil milhões de yuan (14,64 mil milhões de euros) em 2021. A empresa lançou 11 soluções para diferentes cenários em sectores como o governo, transportes, finanças, energia e outros. A área de consumo, suportado pela estratégia Seamless AI Life, obteve receitas de 243,4 mil milhões de yuan (34,80 mil milhões de euros). Foram destacados um crescimento em produtos como wearables inteligentes e ecrãs inteligentes (que representaram um crescimento de mais de 30% face ao ano anterior), auriculares e o Huawei Mobile Services.
Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 17h13.
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