A MuleSoft, empresa da Salesforce, revelou hoje as conclusões do relatório “The State of Business and IT Innovation", um estudo global onde participaram 1.739 colaboradores da linha de negócios (LoB) em empresas com, pelo menos, 250 trabalhadores. A primeira conclusão é que apenas 37% das empresas dispõem da capacidade e da tecnologia necessárias para acompanhar os projetos digitais durante a pandemia de COVID-19.
O estudo revela que a sua maioria, ou seja, 82% dos colaboradores acredita ser necessário o acesso rápido e fácil a dados, sistemas de TI e aplicações para realizarem o seu trabalho com mais eficácia e manterem-se produtivos. É referido que 59% dos colaboradores LoB estão envolvidos na identificação, sugestão ou desenvolvimento de novas formas de melhorar a entrega de serviços digitais externamente, como a construção de um portal online de auto atendimento ou uma aplicação móvel orientada para o cliente. Mas apenas 29% dos inqueridos afirma que a sua empresa é muito eficaz em conectar e utilizar dados de várias fontes para gerar valor de negócios.
Brent Hayward, CEO da MuleSoft, destaca a necessidade de as empresas responderem rapidamente às necessidades dos seus clientes, de forma a enfrentar as mudanças imediatas, num mundo cada vez mais digital. “As organizações precisam de capacitar cada colaborador para desbloquear e integrar dados - independentemente do local onde residem - para entregar projetos críticos urgentes e inovação em escala, enquanto tornam os produtos e os serviços mais conectados do que nunca”.
O relatório indica que a pandemia de COVID-19 fez aumentar as iniciativas digitais em média entre 11-23%. Entre as descobertas do inquérito, 33% dos colaboradores LoBs afirma que a pandemia revelou falta de conetividade entre os sistemas de TI, aplicações e dados existentes como principais ineficiências da distribuição digital.
Por outro lado, 29%, ou seja, 2 em 3 colaboradores LoB referem que a falta de capacidades digitais da empresa se traduz na ineficiência na entrega de projetos digitais. Por fim, conclui-se que 51% das equipas TI, já sobrecarregadas, não conseguem entregar os projetos com a rapidez necessária, sentindo-se frustradas com essa falta de velocidade de resposta.
Nas suas conclusões, a MuleSoft refere que as organizações devem desbloquear dados para capacidade a todos tornarem-se mais rapidamente digitais. Assim como a necessidade de democratizar esses recursos, facultando aos utilizadores de negócios as ferramentas para conectar aplicações e automatizar processos de forma rápida e fácil. Para tal, a maioria dos colaboradores afirma que os líderes de TI estão a gastar mais tempo a manterem-se a funcionar do que a apoiarem a inovação, sendo que 44% pensa que o departamento de TI é mesmo um obstáculo.
Por fim, os inqueridos acreditam, na sua maioria (68%) que os colaboradores de TI e LoB devem unir-se para impulsionar a inovação da sua organização.
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