
Entre resultados e despedimentos para atenuar resultados há mais más notícias a afectar o sector da tecnologia. Depois de ontem a alemã SAP ter aproveitado a apresentação de resultados para anunciar que iria despedir 3 mil funcionários, é agora a vez da Toshiba se posicionar no campo das medidas anti-crise e revelar planos de despedimentos e estimativas de redução das vendas.
Os trabalhadores temporários que colaboram com a empresa são os alvos das medidas anti-crise. 4.500 Perderão o vínculo à empresa, que para o ano fiscal que termina no próximo mês de Março antecipa prejuízos de 2,3 mil milhões de euros, contra lucros de mil milhões de euros no passado. Nos próximos meses a fabricante de PCs também planeia uma redução superior a 50 por cento do volume de investimentos em semicondutores.
A Sony também confirmou as previsões que apontavam para os primeiros resultados negativos desde 1995, com perdas operacionais de 18 mil milhões de yens no trimestre. As vendas da PlayStation 3 nos últimos três meses do ano explicam em parte os resultados. A empresa vendeu no período 4,46 milhões de unidades, menos 9 por cento que o conseguido no mesmo intervalo do ano passado.
Do Japão chegaram outras notícias semelhantes protagonizadas pela Nintendo que reviu em baixa a previsão de lucros de 630 para 530 mil milhões de yens (5 mil para 4,5 mil milhões de euros).
Nos Estados Unidos a Sun também dá sinais do impacto da crise ao revelar perdas de 209 milhões de dólares no seu segundo trimestre fiscal (Outubro-Dezembro). A empresa justificou os maus resultados com a diminuição da procura de servidores e os encargos relacionados com as reduções de pessoal.
Muda a área, mantém-se o tipo de notícia. A AOL anunciou também o despedimento de 700 funcionários. A empresa alega que para enfrentar melhor a crise terá de focar-se nas áreas core do negócio e desinvestir nas restantes.
Para os próximos tempos mais notícias do mesmo género devem vir a público, à medida que os resultados financeiros das empresas são divulgados, desactualizando rapidamente todos os dados que vão sendo compilados nesta área. Um dos próximos nomes possíveis é a IBM que tem sido alvo de vários rumores neste sentido, ainda sem confirmação. As previsões dos sindicatos apontam para 2.800 visados pelos alegados planos de redução de pessoal.
Em destaque
-
App do dia
Funcionalidade desenvolvida por portugueses permite dar gorjetas “contacteless” -
Site do dia
Prepare um ambiente descontraído com sons “lo-fi” para trabalhar ou estudar -
Sugestão TEK
Procura smartphones em segunda-mão? Conheça oito serviços que permitem poupar até centenas de euros -
How to TEK
Não perca os seus dados. Descubra como fazer uma cópia de segurança do iPhone -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários