Nos próximos cinco anos o mercado de MP3 deverá atingir uma taxa de crescimento anual de 20 por cento, valendo em 2008 cerca de 58 mil milhões de dólares.



Os números, revelados num estudo da IDC, apontam para um boom na utilização deste tipo de leitores digitais, depois de ultrapassadas as questões que entravaram o crescimento do número de utilizadores da tecnologia.



Entre as principais barreiras destacavam-se preços desajustados, oferta pouco diversificada de serviços de música legais e falta de compatibilidade com outros dispositivos digitais, refere o documento.



A consultora considera agora que a grande maioria destas barreiras estão a desaparecer, com especial destaque para o preço.



A IDC revela que no ano passado foram vendidos 12,5 milhões de leitores MP3, número que em 2008 deverá ascender aos 50 milhões impulsionado pela diversidade de dispositivos com diferentes capacidades de memória.



Por outro lado, a generalização dos serviços de música pagos por download dará também um contributo fundamental para a popularização deste tipo de dispositivos que deverão ser cada vez mais associados a este tipo de serviços através de parcerias entre fabricantes e distribuidores.



Notícias Relacionadas:

2003-10-28 - Dell entra no mercado da música digital com leitor MP3 e parceria com MusicMatch


2001-08-13 - Novo formato áudio Ogg Vorbis pretende ser alternativa gratuita ao MP3