À semelhança de outros mercados, também o sector dos semicondutores teve um mau ano - o pior de sempre - com quebras acentuadas nos lucros, ou seja, as vendas diminuíram 33 por cento em relação ao registado no ano passado, quedando-se pelos 152 mil milhões dólares (33,9 mil milhões de contos ou 169,28 mil milhões de euros).



O ano que vem será de difícil recuperação e a consolidação desta indústria parece agora mais longe, segundo Mary Olsson analista na Gartner Dataquest, para as empresas deste sector. Note-se que as 10 maiores firmas desta área registaram grandes quebras de lucros segundo o estudo "Preliminary Worldwide Semiconductor Market Share Ranking, 2001" realizado pela Gartner.



A Nec é quem parece enfrentar a pior situação. Este fabricante viu o valor das vendas baixar em cerca de metade do que tinha facturado em 2000, ou seja, de 10,643 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de contos ou 11,85 mil milhões de euros), os lucros descerem 49 por cento para os 5,389 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de contos ou 6 mil milhões de euros) este ano. Alguns analistas atribuem esta descida à transição da unidade DRAM da Nec para a Elpida, a joint venture Hitachi/NEC para DRAM.



Outro exemplo do que se está a passar no mercado é a Intel que apesar de continuar a ocupar o lugar cimeiro no ranking, viu as suas vendas diminuírem em 22,4 por cento, representando um valor de 23,49 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de contos ou 26,17 mil milhões de euros), enquanto que no ano passado tinha registado 30,3 mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de contos ou 33,75 mil milhões de euros).



Todavia, esta foi apenas a segunda queda mais pequena em vendas sofrida por uma das 10 maiores empresas da área– a primeira foi a STMicroelectronics. Este factor reflecte, segundo a entidade responsável pelo estudo, a pouca exposição deste fabricante ao mercado sobrelotado das memórias DRAM.



Notícias Relacionadas:

2001-12-18 - Toshiba reformula estratégia de produção de chips

2001-01-03 - Vendas de chips subiram em 2000 mas Intel perdeu terreno na Bolsa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.